Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nasce um novo cidadão?

Demorou mas a mobilização dos jovens de Itambé em função do desenvolvimento da cidade já começa a dar sinais pelo menos nos blogs e redes sociais. Esse fenômeno se dá graças ao aumento de acesso à internet nos lares dos itambeenses. Nas últimas semanas dois assuntos dominaram os comentários e postagens: o primeiro está relacionado à programação do São João 2012. A comissão organizadora do evento alega que a crise causada pela seca na região obrigou o município a reduzir os dias dos festejos e economizar nos gastos com a estrutura da festa o que não convenceu muito bem os habitantes da cidade como pode ser conferido nos comentários publicados no blog Itambé Agora. Segundo a organização da festa os festejos acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de junho na Praça San Filli. A população está revoltada principalmente por se tratar de um ano eleitoral.

Seguindo o debate foi publicado no Facebook uma série de comentários a respeito de um ônibus escolar que estaria sendo utilizado como transporte particular. O ônibus foi visto em uma praia de Ilhéus. Enquanto isso, os estudantes que deixam a cidade para estudar nas cidades vizinhas sofrem com a despesa que têm com as passagens de deslocamento diário para cidades como Vitória da Conquista e Itapetinga.

O fato é que com isso a comunidade itambeense, tanto os jovens como os adultos estão reconhecendo neles o direito e o dever de reclamar, de se posicionar, de cobrar seus direitos, mas é preciso pensar também no dever do cidadão de lutar por uma sociedade justa e igualitária pautada na ética e no respeito ao individuo. É preciso que esses e outros debates saiam das páginas virtuais e tomem as ruas. O cidadão itambeense precisa perder esse medo histórico de se posicionar, perder o medo da repressão e não se intimidar. Os jovens de Itambé precisam externar o amor que eles têm pela cidade e pensar no futuro, no futuro político da cidade, de não reproduzir esses meios de governar que estamos acostumados. É preciso não se acostumar com isso. A renovação política e da mentalidade de quem governa a cidade só vai realmente acontecer quando os jovens se derem conta de que é preciso partir do zero. Fazer uma revolução e convocar a população a participar ativamente das decisões políticas que dizem respeito ao futuro da cidade. É preciso estimular o surgimento de novos políticos que respeitem e amem sua cidade. Novos cidadãos que se sintam responsáveis e parte desse futuro. Em 2012 as eleições em Itambé indicam que esse futuro terá que esperar por mais quatro anos já que todos os candidatos apresentados representam a repetição do mesmo!

Que a internet sirva para fazer o novo cidadão itambeense nascer na vida real!













4 comentários:

  1. As grandes revoluções que se tem notícia atualmente no mundo começaram nas redes sociais, na internet. Começaram lá, mas se desenvolveram nas ruas. Portanto, vamos lá juventude esparançosa, de caráter varonil. Vamos lá!

    ResponderExcluir
  2. Pois bem Luiz, você é um grande estimulador dessa juventude, sempre foi...E o princípio é esse mesmo a internet é uma importante ferramenta na organização de grandes movimentos. Que ela sirva também para estimular esses jovem a levar o debate do mundo virtual para o mundo real.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marcelo! Você expressou bem as caracterísitcas do povo itambeense: passivo e alheio ao seu próprio destino. Ás vezes é dificil entender, por exemplo, como que a classe uiversitária, a massa crítica da sociedade, se permite a situações como essa relatada por você e também por mim em minha página.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. O importante é acreditar que tudo pode mudar. Nunca é tarde, então vamos torcer para isso seja o anúncio de novos tempos...

    ResponderExcluir